quarta-feira, 3 de março de 2010

A GINCANA DO PROGRAMA ENTRE JOVENS



A GINCANA é uma atividade superlegal desenvolvida dentro do Programa Entre Jovens. E os agentes jovens estão desafiados a torná-la mais movimentada ainda.

O texto abaixo serve de referência para vocês planejarem e se organizarem. Olha a dica que a gente está dando: esse não estava na apostila!


Objetivos

• Desenvolver atividade complementar que visa fortalecer as ações e metas do projeto;
• Estimular e mobilizar os alunos para as aulas de tutoria do PEJ;
• Trabalhar a integração dos participantes, fortalecendo o conceito de “galera”;
• Valorizar a participação e o desempenho dos grupos que se destacaram;
• Agregar a comunidade escolar;
• Proporcionar momento de descontração.


Lema da Gincana: Ninguém para trás!

Informações Gerais

• A organização e planejamento da gincana são de responsabilidade do coordenador, que deve contar com o estagiário de pedagogia para elaboração e execução da mesma.
• O planejamento deve ser encaminhado para os supervisores e a gincana só poderá ter início após análise e aprovação.
• A gincana deve conter ações lúdicas de língua portuguesa e matemática.
• Deve conter atividades que reforcem a importância da freqüência, da ficha de cadastro, retirada de documentos e temáticas trabalhadas na roda de conversa.
• O Planejamento da Gincana deve contemplar todo o período de realização do projeto, sendo uma atividade única e contínua.

Identidade do Grupo:

• Os grupos de tutoria podem corresponder aos grupos competidores na gincana;
• Seleção e definição do nome do grupo e do “grito de guerra”;
• Elaboração e seleção do símbolo do grupo (marca, cartaz, faixa, etc.).
Sugestão de Temas para as Atividades:

• Consultar o Caderno de Idéias;
• Utilizar Mostra PEJ (Rodas de Conversa) como pontuação para a gincana;
• Estimular atividades cooperativas;
• Indicar professores de língua portuguesa e matemática para falar sobre o que é o PEJ;
• Pontuar os grupos de tutoria com maior número de alunos participantes com CPF;
• Grupo de tutoria que trouxer o maior número de famílias a uma atividade programada pelo PEJ na escola;
• Maior frequência de alunos.
Pontuação:

» Os critérios de pontuação devem ser estabelecidos pela escola.

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