quarta-feira, 3 de março de 2010

O Programa Entre Jovens



Para que a gente nunca perca de vista porque o Projeto Agente Jovem existe e aonde queremos chegar, a gente achou importante que ficassem alguns conteúdos sempre à mão aqui no Blog Entre Jovens Rio. Como o projeto surgiu como filhote do Programa Entre Jovens, que também é desenvolvido pelo Instituto Unibanco em vários estados brasileiros, vale a pena dar uma conferida no texto a seguir que fala um pouco sobre ele.

Ah... Vale ressaltar algo muito interessante:

O Programa JÁ vem dando resultados muito positivos. Vejam abaixo!

O que é

O Programa Entre Jovens, a Tutoria Melhorando o Desempenho Escolar é uma ação criada pelo Instituto UNIBANCO e desenvolvida em parceria com as Secretarias Estaduais de Educação, universidades e instituições ligadas à educação. Sua proposta é oferecer atendimento educacional complementar aos alunos da primeira série do ensino médio de escolas públicas, por meio de um programa de tutoria, com o objetivo de reduzir a evasão escolar e melhorar o rendimento dos estudantes. 

A ação educacional é desenvolvida por meio de um sistema em que jovens universitários das áreas de licenciatura em português e matemática desenvolvem nos jovens alunos de primeira série do Ensino Médio competências e habilidades não adquiridas no Ensino Fundamental, e que são pré-requisitos fundamentais para seu bom desempenho no Ensino Médio. Participam também alunos de Pedagogia que auxiliam os coordenadores de cada escola na gestão administrativa e pedagógica do projeto. 

Para os jovens universitários, o projeto representa uma oportunidade de colocar em prática os conhecimentos teóricos adquiridos na faculdade, fator que auxilia a formação desses futuros educadores.

Para os alunos de primeira série do ensino médio, o Entre Jovens é um auxílio importante para superar suas dificuldades atuais, por meio do domínio de conteúdos básicos de língua portuguesa e de matemática do ensino fundamental. Espera-se, com isso, uma repercussão positiva em seu desempenho escolar e, por conseqüência, na expectativa de sua permanência na escola e conclusão dos estudos.


Metas

As principais metas do Entre Jovens são melhorar o desempenho dos alunos participantes nas disciplinas de língua portuguesa e matemática, e reduzir os índices de repetência e evasão escolar.


Resgatar conteúdos básicos do ensino fundamental permite que os alunos participantes acompanhem corretamente as aulas e adquiram os novos conhecimentos do ensino médio.

A compreensão dos ensinamentos nas disciplinas citadas influencia positivamente o desempenho dos alunos em todas as matérias do currículo, sucesso que repercute diretamente na permanência do jovem na escola, aumentando suas chances de ter um futuro melhor.



Outro objetivo importante do projeto é contribuir para a formação profissional dos estudantes universitários que atuam como tutores. Esse objetivo é alcançado pela experiência prática proporcionada pela ação pedagógica.


Resultados


A melhoria do desempenho escolar dos alunos participantes e a redução dos índices de evasão nas escolas parceiras comprovam o alcance dos objetivos do projeto. Os resultados são benéficos para todos os envolvidos.

Os estudantes recebem a oportunidade de trabalhar suas dificuldades específicas, recuperar o conteúdo do ensino fundamental, melhorando a compreensão das demais matérias, e ainda permanecem mais tempo na escola, já que o projeto se desenvolve em horário complementar ao das aulas.



Os universitários experimentam a atividade docente e as etapas do processo pedagógico na prática, fatores importantes para a sua formação e vida profissional futura.


As escolas apresentam redução dos índices de evasão escolar e de repetência, e ainda podem receber premiações em equipamentos, caso atinjam o melhor desempenho entre as unidades participantes.



Segundo avaliação somativa realizada pela Fundação Cesgranrio em 2007, houve um aumento variável de até 32,7% no desempenho dos alunos participantes do Entre Jovens nas disciplinas de língua portuguesa e matemática. A avaliação qualitativa do projeto apresentou 100% dos alunos participantes satisfeitos com o método de tutoria aplicado.






Nenhum comentário:

Postar um comentário